16.12.09

Lendas

Como é sabido, "lenda" é uma narrativa fantasiosa/fictícia transmitida oralmente pela tradição ao longo do tempo.



As lendas são comumente vislumbradas no contar da história da formação de um povo ou para explicar questões para as quais a ciência ainda não tem respostas.


Ocorre que as lendas não se limitam ao mundo extralegal. Muito pelo contrário, inúmeros são os temas jurídicos que ostentam forte carga mítica, oriunda de má interpretação de textos legais, de decisões isoladas, ou, ainda, legislações há muito revogadas em função do avanço do pensamento jurídico e redistribuição de direito individuais e coletivos.


A proposta do presente blog não é dar a palavra final sobre os temas apresentados, até porque não se tem a pretensão de ser o dono da verdade. Mas, procurar-se-á, ao menos, tentar desmistificar certos assuntos que o homo medius entende por absolutos e que, na verdade, não o são.


Não se pretende que este blog seja um monólogo, de sorte que a participação dos leitores, manifestando sua opinião ou contribuindo com novos temas, é de extrema importância. Assim, conto com a colaboração de todos, para levar à população um pouco de conteúdo jurídico de forma simples e, na medida do possível, correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário